quinta-feira, 25 de março de 2010

A visita dos correspondentes

No dia 22 de Março, por volta das dez horas e trinta minutos, os nossos correspondentes de Ílhavo chegaram, finalmente! E trouxeram um ovo da Páscoa (a carta deles para nós)!

O responsável pelos correspondentes, o Diogo Manuel , chamou cada um dos correspondentes que leram a nossa caracterização e nos descobriram. Alguns correspondentes ainda se lembravam de nós!
Nós lanchámos dentro da nossa sala e conversámos um bocadinho, descobrimos que tal como os nossos correspondentes temos um Plano Individual de Trabalho e o Programa (Currículo).
A mãe da Luísa mandou ovos moles para a professora Carla que distribuiu, por cada um nós, na terça-feira.
A Ângela e a Mariana apresentaram o projecto “cores”. Os nossos correspondentes gostaram, até bateram palmas!
Foi muito divertido, porque quando as cores se misturam fica tudo branco, quando não há cor fica tudo preto.
Nós fomos almoçar com os nossos correspondentes. As professoras também almoçaram connosco.


Nós comemos massa com carne picada e sopa. Conversamos enquanto comíamos. Depois passámos para a sobremesa que foi salada de fruta.
A seguir fomos para o recreio. Foi muito divertido!
Depois de almoçar fomos na camioneta da Junta de freguesia de Perafita para a praia da memória pelo caminho mostramos onde é a Petrogal e a J. P. Sá Couto que é onde faz-se o Magalhães. Tirámos uma foto com os correspondentes.

Nós, na Praia da Memória, vimos que a capital de Portugal é Lisboa.
O Diogo Manuel e a Ana Sofia Mesquita comunicaram o projecto “Distrito, Concelho, Freguesia”, disseram-nos que há 18 distritos, 305 concelhos e 4221 freguesias em Portugal.
No Brasão de Perafita tem o Obelisco desenhado.
O Hugo e a Sara apresentaram o projecto “ O turismo de Perafita”.
Nós todos gostámos do projecto, porque ficámos a saber porque é que na Praia da Memória há um Obelisco!
Tentámos descobrir quanto media o Obelisco do chão ao topo (ainda não sabemos quem acertou).
Depois de o Hugo e a Sara terem apresentado o projecto “O turismo de Perafita” circulámos à volta do Obelisco e lemos as mensagens que estão escritas nas quatro faces laterais.
Descobrimos que há palavras que já não se escrevem da mesma maneira que em 1832!
Depois de dar a volta ao Obelisco entrámos na camioneta da vila de Perafita. Quando chegámos à escola fomos para a sala e fomos brincar. Alguns meninos e meninas jogaram à bola e o resto foi jogar ao mata.
Nós lanchamos todos juntos, despedimo-nos dos correspondentes e oferecemos-lhes um Jogo de Matemática para o Recreio deles.
Depois foram de carreira para Ílhavo!