sábado, 24 de abril de 2010

A nossa turma

Nós trabalhamos de maneira diferente das outras turmas desde o 1º ano de escolaridade, somos alunos do Movimento de Escola Moderna.

Não temos manuais, orientamo-nos pelo Currículo, que temos afixado no placard.

Temos as mesas em três grupos de seis menin@s e um grupo de cinco menin@s. Cada grupo tem material de trabalho e um responsável por arrumar e distribuir o material desse grupo.

No Conselho de Cooperação Educativa fazemos o Plano da Semana (actividades que vamos fazer para cumprir o Curriculo); avaliamos e distribuímos as tarefas; avaliamos o Plano Individual de Trabalho P.I.T.) de cada um; resolvemos os assuntos do Diário de Turma (Gostei; Não gostei; Avisos, perguntas e respostas; Proponho).

Planificamos os tempos para os Projectos e para a comunicação de Projectos de Pequeno Grupo e colectivos – Horta, Boneco, Blog, correspondentes de Ílhavo, Jogo de Matemática para o Recreio, Conectando Mundos, Hora de Ler, … Também estamos a fazer o projecto “A Menina do Mar” com os professores das A.E.C.’s.




Todos os dias fazemos Tempo de Estudo Autónomo – fazemos ficheiros, escrevemos e lemos textos ou livros na nossa biblioteca de sala, … - individualmente ou a pares.


Começamos o dia com o “Ler, mostrar e contar”.


Aprender com a professora Carla Baptista é divertido!