sexta-feira, 11 de junho de 2010

O rei

Era uma vez um rei chamado Júnior, ele tinha uma grande capa vermelha, cabelos brancos e olhos pretos. Ele era muito mau para os empregados dele. Eles chamam-se Léu, Ricardo, Fernando, Alexandre, Filipe e Tiago.
Quando era para jantar, o rei era assim:
- Tiago, traz-me o comer! Ricardo, traz-me o vinho!
O rei, quando acabava de comer, dizia:
- Filipe, varre o chão! Fernando, passa o pano no! Alexandre, limpa a mesa!
Depois o rei perguntava:
- Já acabaram todos?
- Sim, rei!
- Agora, limpem os meus pés!
Quando os empregados acabavam era noite e eles iam buscar a bruxa que ficava a 200 km.
A bruxa era muito amiga dos empregados do rei.
Os empregados do rei contaram:
- O rei anda-nos a mandar a fazer muitos trabalhos e se nós não os fizermos ele mata-nos…
- Eu vou com vocês até lá de carroça…
Quando lá chegou perguntou:
- Porque és tão mau, Júnior? Ou pedes desculpa aos teus ajudantes ou faço-te o feitiço da maldade e da morte! Agora escolhe!
- Eu nunca hei-de pedir desculpa! – disse o rei.
- Ai não?! – disse a bruxa – então despede-te do mundo! – A bruxa disse as palavras mágicas e o rei morreu. Os seus ajudantes descansaram durante duas semanas e viveram com a bruxa, que era muito amiga deles.
Os ajudantes ficaram livres e felizes!

Diogo Manuel