Todos concordámos e foi assim que começámos a fazer o “Projecto do Recreio”.
A professora Carla leu no livro que precisávamos de um rectângulo dividido em seis partes iguais, por isso desenhámos sozinhos.
Nós todos vimos os rectângulos que estavam mal e os que estavam bem, alguns rectângulos estavam desenhados com linhas curvas.
A professora leu no livro o jogo do recreio. E tinha pedras. Trocámos as pedras por patelas – nós não sabíamos o que eram patelas e fomos ao dicionário.
Desenhámos um rectângulo dividido em seis partes iguais e três patelas numa folha quadriculada.
Vimos que as patelas eram grandes demais para o jogo que nós desenhámos. Tirámos os desenhos que estavam mal.
Escrevemos as regras do jogo de matemática para o recreio.
A professora deu uma folha quadriculada a cada um de nós para recortarmos e fazermos quadrados em grupos.
Escrevemos as regras do jogo de matemática para o recreio.
A professora deu uma folha quadriculada a cada um de nós para recortarmos e fazermos quadrados em grupos.
Nós recortámos os rectângulos de maneira a que, juntos, ficassem quadrados para fazermos o jogo e depois calculámos a área, fazendo a altura vezes a largura, como a dimensão dos nossos quadros do ano passado.
Um quadrado é 1/6 do nosso jogo. Nós calculamos a área de 1/6 do jogo com a conta 34x34 que dá 1156. O nosso jogo ia ocupar 1156 cm2.
Nós pintámos os quadrados e no fim descobrimos que precisávamos de cortar uma fila.
O jogo ficou mais pequeno: 1156-68=5948. O nosso jogo tem 1098cm2 de área.
Nós pintámos os quadrados e no fim descobrimos que precisávamos de cortar uma fila.
O jogo ficou mais pequeno: 1156-68=5948. O nosso jogo tem 1098cm2 de área.
Texto escrito a 23 mãos